top of page

Modalidade integrativa transpessoal

Depois de vários anos, muita experiência e tantas terapias e abordagens diferentes, não pertenço mais à uma única escola terapêutica, apesar de me identificar profundamente com inúmeras delas. Hoje integro tudo o que eu conheci de uma forma muito particular e com excelentes resultados. A seguir falo mais a respeito.

Âncora 1

Terapia verbal integrada

Falar e compartilhar com alguém o que se passa no fundo da alma, produz uma cura profunda. Falando sobre o que importa, nos conhecemos melhor e lidamos melhor com a vida e com quem nos cerca. A terapia verbal pode ser usada para autoconhecimento profundo e de longo prazo, para a solução rápida de algum conflito ou para o apoio durante um período de crise, de crescimento ou de transição. Falar também é muito curador quando estamos num grupo ou numa família e precisamos que pontos de vista diferentes se harmonizem ou que conflitos sejam mediados.

Esta conversa pode ter várias abordagens e eu me utilizo de várias delas, como a abordagem Psicodinâmica, onde levamos em conta os processos inconscientes; a Sistêmica, em que o olhar é sobre a interação entre as pessoas de um grupo e a abordagem Transpessoal, com foco sobre o autoconhecimento adquirido por meio de estados alterados de consciência e levando em conta a espiritualidade laica (sem religião).

E há inúmeras questões que podem ser trabalhadas com terapia verbal em diferentes formatos e objetivos distintos:

  • Terapia individual para adultos - aqui o foco é o autoconhecimento, o que aumenta a facilidade em se lidar com questões da vida, sejam elas profundas ou corriqueiras.

  • Terapia familiar e de casal - quando o problema é o entendimento entre os membros de uma família/casal ou quando o sintoma de um membro deste grupo/par está ligado á dinâmica do próprio grupo.

  • Psicoterapia breve - esta forma de terapia, menos profunda, mas mais dinâmica, serve para alguns casos em que o problema em questão necessita de uma resolução rápida, geralmente de alguns poucos meses ou semanas. Há várias técnicas além da dinâmica verbal usadas para esta finalidade.

Técnicas de acesso ao inconsciente

Falar com um profissional que pode ajudar é mesmo muito bom, mas nem sempre temos consciência do que realmente está nos causando algum conflito ou mal estar. Por isso, há algumas formas de acessar partes escondidas em nossas mentes e que podem ser utilizadas como base ou coadjuvantes em qualquer tratamento:

  • Escuta clínica - é a base de toda psicoterapia, pois quando um psicoterapeuta ouve a fala de um paciente, consegue entender muito além do que ouve e por isso pode achar dinâmicas escondidas em sua fala.

  • Desenhos de mandalas espontâneas - mandalas são desenhos espontâneos dentro de bases circulares. Elas estimulam conteúdos inconscientes para que venham à consciência; mostram um panorama de como está o psiquismo a cada momento e; organizam estes mesmos conteúdos emergentes.

  • Regressão de memória - através de uma indução simples, o paciente entra em estado alterado de consciência e pode reviver memórias escondidas desta e de outras vidas, ajudando a elucidar e curar sintomas.

  • Captação psíquica - neste caso, é o terapeuta que entra em estado alterado de consciência para trazer á tona memórias escondidas do paciente, desta ou de outras vidas.

  • Constelação familiar - dentro de uma sessão individual, podemos investigar as origens familiares e transgeracionais dos problemas apresentados pelo paciente. Este mesmo processo pode ser feito com um grupo de pessoas que se doam para esta investigação.

  • Meditação - a meditação é a mais maravilhosa das técnica de autoconhecimento. Simples, poderosa e ao alcance de todos nós. 

  • Respiração holotrópica - por meio de respiração forte, repetitiva e por vários minutos, o paciente expande sua mente e libera memórias profundas do útero e além dele que estão de alguma forma guardadas em seu corpo.

Âncora 2
Âncora 3

Técnicas de apoio

Durante uma terapia nos deparamos com vários problemas e empecilhos que podem atrasar o tratamento e o processo de autoconhecimento. Para cada um destes problemas podemos usar tanto as técnicas de acesso ao inconsciente (acima) como outras técnicas para amenizar sintomas e facilitar a passagem por possíveis crises. Algumas destas técnicas:

  • Estímulos bilaterais - aqui usamos diversos tipos de estímulos nos dois lados do corpo, fazendo assim com que o cérebro seja estimulado em seus dois hemisférios (o objetivo e o subjetivo) para que um trauma ou fobia possam ser tratados em tempo recorde.

  • Essências vegetais, florais e vibracionais - já é bem conhecido do publico em geral os efeitos benéficos dos florais. Mas há também as essências de cristais e as vibracionais, feitas com uma intenção específica, com ou sem o uso de ervas e flores frescas.Estas gotinhas podem manter o equilíbrio de uma pessoa durante um período de crise ou ajudar a curar um sintoma indesejado.

  • Meditação - a melhor de todas as terapias, com certeza. Aprender a meditar pode significar ter dentro de si o melhor dos terapeutas para toda a vida.

  • Desenho de mandalas - durante um período de crise ou de mudanças significativas, desenhar mandalas pode organizar o psiquismo e aliviar a tensão psíquica existente.

  • Tecelagem - há um trabalho com lâ e madeira que uso muito no consultório para organizar pensamentos e tirar pessoas em pânico de uma crise. É a tecelagem do olhos de Deus (ao lado)

Âncora 4

Frequência de brilho

Técnica de cura canalizada por Christine Day. Esta técnica consiste em toques sutis no corpo para a abertura de portais energéticos multidimensionais que ativam as células, trazendo mais da nossa própria luz mais elevada ao corpo físico. Este trabalho é capaz de curar feridas emocionais escondidas em nossas células, ao mesmo tempo em que ativa novas áreas do cérebro, possibilitando a manifestação de um potencial ilimitado de transformação emocional, mental, física e espiritual. 

Âncora 5

Realinhamento Cósmico
e Constelação Familiar

Estas são duas técnicas poderosas que podem tanto ser feitas no consultório numa consulta individual, quanto com um grupo de pessoas. E podem ser feitas juntas, trabalhando diferentes tipos de energias e interações, completando-se mutuamente.

 

A Constelação familiar é método desenvolvido por Bert Hellinger, que ganhou o mundo nos últimos anos por sua profundidade, amplitude e eficiência. Através do acesso a campos morfogenéticos, ela traz a tona problemas escondidos dentro das relações interpessoais, seja em empresas, famílias ou até países. Pode ser feita em conjunto com o Realinhamento Cósmico ou sozinha.

 

Já o Realinhamento Cósmico é uma canalização própria que também usa o acesso a campos morfogenéticos e a energias elevadas da alma de quem é atendido, com resultados surpreendentes. Seu objetivo principal é alinhar o ser humano com o seu propósito de vida, trazendo tanto transformações quanto tranquilidade e fluidez, dependendo do caso.

bottom of page